Histórico

Voltar

 

Histórico 

O jornal O Pequeno Aprendiz foi lançado no dia 26 de junho de 2003, com tiragem inicial de 5 mil exemplares no município de Canoas/RS.

Em 2004, se expandiu para Sapucaia do Sul, Nova Santa Rita, Esteio e Triunfo.

Em 2005, já atingia toda a Região Metropolitana e Vale dos Sinos, totalizando 45 municípios gaúchos.

Já no início de 2007, invadiu o Litoral Norte. O salto foi para 95 municípios.

Em 2012, o trabalho sério e a credibilidade de um veículo de comunicação que desperta, motiva e divulga projetos e ações educacionais aos seus leitores e profissionais da educação, fizeram com que o Jornal O Pequeno Aprendiz atingisse a quantidade de 10.000 exemplares mensais.

Agradecemos aos nossos leitores, Parceiros e as Secretarias Municipais que assinam o jornal para seus alunos/professores/escolas.

 

A proposta

Rosângela Araújo Pereira, sua fundadora, quando cursava Pedagogia Infantil, observou que o grande assédio da mídia materialista influenciava de uma maneira ostensiva as atitudes, crenças e valores das crianças e jovens da sociedade em geral.

Sua proposta inicial foi de atingir o público infantil, oportunizando as crianças um material gráfico criativo e inovador de leitura saudável. Seu material deveria ser atrativo, porém acessível a todas as classes sociais. No papel jornal, páginas PB e coloridas se destacaram numa aparência leve e convidativa, com atividades lúdico-pedagógicas para despertar o raciocínio crítico e a opção por valores éticos e saudáveis.

“A desigualdade social não tem a sua origem em um só indivíduo. Todos nós contribuímos direta ou indiretamente para esta realidade. Portanto, a solução tem que partir de um conjunto de ideias. De um TODO”.  Rosângela Araújo Pereira

 

Um Jornal para todas as idades

O periódico foi muitíssimo bem aceito pelo corpo docente, escolas, Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e todo profissional voltado a esta área. As páginas do jornal O Pequeno Aprendiz se dividiram em três partes distintas: Aprendiz Pequeno (Educação Infantil e Ensino Fundamental), Aprendiz Jovem (Ensino Médio e Superior) e Aprendiz Experiente (pais e professores).

O jornal, embora com marca registrada em “O Pequeno Aprendiz”, passou a ser chamado, simplesmente “O Aprendiz”.

 

Reforço nas ações educativas

Em sua grande caminhada O Aprendiz vai se fortalecendo, cada vez mais ao tomar conhecimento de ações educativas de profissionais incansáveis e dedicados por uma sociedade mais consciente e produtiva. Surgiu, então, a necessidade de divulgar estas ações o que resultou numa busca desenfreada de outros meios de comunicação a iniciativas na área da educação.

O Aprendiz sente-se realizado em sua tarefa e alça voos mais altos, porque seus leitores facilitam sua ascensão.

Suas ações são facilitadas por sua credibilidade, pelo apoio de seus parceiros e, principalmente, pelo seu teor pedagógico. Pela verdade nua e crua de que a educação é a solução.


Reformulação

Em janeiro de 2010, Rosângela Araújo para atender a um projeto pessoal, que é dedicar-se a sua Livraria Chico Xavier no município de Canoas, passa a Presidência do Jornal O Pequeno Aprendiz ao Roberto Araújo Pereira.

Neste ano, mudamos o design gráfico do jornal OpA – O Pequeno Aprendiz, que além de divulgar as ações dos municípios parceiros e complementar com as páginas do Aprendiz Pequeno, Jovem e Família dá uma atenção especial aos temas transversais que são utilizados pelos profissionais da educação.

Hoje vivemos na era da informação e ninguém duvida dos benefícios que a tecnologia da informação tem proporcionado a todos.

Mas não basta informar! É necessário reunir esforços para que a informação útil seja transformada em conhecimento aplicado para que as comunidades sejam estimuladas a uma postura mais saudável e produtiva perante a sociedade.

Em 2012, apresentamos o novo site do jornal OpA.


Deixe um comentário