Meio ambiente – conscientização urgente!

A questão ambiental está em alta por uma razão simples: necessidade de sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. A educação para uma vida sustentável deve começar na família com atitudes simples como a reciclagem do lixo doméstico.

É preciso perceber a importância que tem o meio ambiente para nossas vidas. É dele que retiramos materiais que utilizamos para a construção do ambiente urbano (cidades, vilas), para nossa sobrevivência (alimentos, água) e para a confecção de objetos úteis (vidros, plástico, metais, papéis), mas nem por isto devemos agir como se o ambiente fosse simplesmente uma “loja de mercadorias”.

Precisamos cuidar do nosso planetinha Terra, utilizando o processo de reciclagem. Aliás, na natureza também ocorre o processo de reciclagem. A natureza aproveita tudo. Folhas secas, dejetos de animais, animais mortos, são transformados, naturalmente, em alimentos para plantas, que com o auxílio das chuvas, são levados para debaixo da terra, transformando-os em alimentos para as plantas. Mas este processo não acontece de um dia para o outro. Cada material tem o seu tempo de decomposição.

O reaproveitamento de objetos também é uma forma de reciclar. Quanto mais reciclarmos, menos teremos que tirar da natureza. Assim, estaremos colaborando para a preservação dos recursos naturais. Entre nesse luta pela preservação do nosso meio ambiente.

 

1 comentário

  1. Rafael julho 22, 2012 3:11 pm  Responder

    É importante que nossas crianças sejam ensinadas a terem uma nova postura perante o meio ambiente

Deixe um comentário